IDENTIDADE, PERFIL E VÍNCULOS INTERATIVOS

A iniciativa Aldeia Arawikay constituída de vários terrenos funciona de forma orgânica com os aspectos de : SITIO PRODUTOR; a DINÂMICA HUMANA ECO CULTURAL; PARCERIAS; RESIDÊNCIA FIXA E TEMPORÁRIA; VÍNCULOS INTERATIVOS. A atual face está focada em acrescentar o número de moradores no entorno para continuar o desenvolvimento de uma pequena biovila.

SÍTIO RURAL:

Dentro da iniciativa Aldeia Arawikay existe na sua sede rural o manejo agroflorestal e produção pequena de alimentos orgânicos dentro do Sítio Aldeia (com inscrição de agricultura familiar), mantendo um perfil ecológico com certificação na produção para sustento econômico e de consumo local desde 2000. Em 2005 se registra como sitio produtor com CNPJ para comercialização de produtos. Uma proposta para realizar parcerias para produção de alimentos está em aberto.

VÍNCULO COM O EMPREENDIMENTO MAKAIA BRASIL:

Há uma parceria com “Makaia Brasil”, empreendimento com sede na área urbana, que oferece serviços socioambientais, produz e comercializa artesanato ecológico e misto, com reaproveitamento de materiais e uso de matéria prima cultivada ou recolhida na floresta do Sítio Aldeia e outros, dentro de conceitos de criação sustentável.


REDES de COMUNIDADES, ECOVILAS, INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS:

Arawikay e suas criadoras são integrantes de diversas redes nacionais e internacionais. Mantêm aproximação via internet e/ou presencial com membros de algumas iniciativas voltadas a sustentabilide no Brasil e uma comunicação com integrantes de redes de América Latina, sendo também membros inscritos na Global Ecovillage Network (GEN).

Aldeia Arawikay é autônoma no seu desenvolvimento sem pertencer a uma organização como pratica internamente a auto gestão. Está sempre aberta a interação organizacional e humana sem optar por nenhuma condução externa no referente a nosso desenvolvimento, salvo a participação , aprendizagem e colaboração em intercâmbios com alguns movimentos ou iniciativas tendo como prioridade a percepção em campo na própria área e seus sinais. Criamos nosso caminho a través do convívio humano, da realidade regional e a orientação espiritual da natureza para o desenvolvimento de cada passo. Não recebemos nenhum tipo de financiamento e os projetos sustentam-se pelo próprio trabalho no local e gerados por diversas produções com a terra e dinâmicas eco culturais. Existe um convite aberto para apoios de guardiões que se identifiquem com a proposta.

REDE ECOVIDA. FEIRAS SUSTENTÁVEIS:

O sítio rural possui SELO DE GARANTIA ECOLÓGICA de seus produtos , outorgado pela comissão de ética do Núcleo Litoral da Rede Ecovida do qual faz parte há anos e neste ano constituindo gradativamente um núcleo em 2014 em Antônio Carlos- SC. A Rede Ecovida consta de mais de 2000 famílias de agricultores ecológicos dos três estados do sul do país e estamos dentro do núcleo litoral catarinense. Nossa forma de lidar com a terra leva em conta a observação da permacultura, entre outros sistemas afins, além do uso da intuição. Somos abertos a integrar conhecimentos de diversas escolas naturalistas de conhecimentos. Participamos ocasionalmente de feiras regionais e ocasionalmente de estaduais e nacionais levando nossos produtos do campo, artesanatos e conceitos.

ANEL ECOLÓGICO:

Foi criada a proposta em fase de execução do pequeno anel rural ecológico para estimular o ingresso de novos moradores na região em nosso entorno, no qual os interessados com um perfil eco cultural possam se integrar, passando a gerar um coletivo saudável e “inter-dependente” (não dependente) na região. Os desmembramentos foram realizados legalmente e as terras são atualmente visitadas a partir de um procedimento de formulário de visitas que deve ser solicitado e tendo interesse em adquisição de uma área cada interessado deverá preencher um questionário para primeira avaliação.

REDE DE DANÇAS DA PAZ UNIVERSAL / DANÇAS CIRCULARES / VIVÊNCIA ARTÍSTICA:

As integrantes criadoras de Arawikay são facilitadores das danças circulares desde 1989: das tradições místico-religiosas da humanidade ( DPU – danças da paz universal); folclóricas ( DCS – danças circulares sagradas); Danças Aramaicas- do Círculo Abwoon; Danças indígenas dos povos da terra; novas coreografias do projeto Dança Círculo, criado em Arawikay, entre estas as Eco Danças. Todas estas danças podem ser praticadas de forma cantada, tocadas instrumentalmente ou com uso de CDs e MP3/4 . São parte de movimentos naturais ou organizados de danças no mundo. Arawikay oferece aprofundamentos para novos facilitadores com materiais e realiza vivências em outros estados como ocasionalmente na Argentina.

Outras experiências são facilitadas dentro das Artes Integradas (música, percussão, percepção musical holística, improvisação instrumental, dinâmicas corporais e improvisação teatral) que são parte dos programas anuais e levadas a outros lugares pela instrumentação Professional da Musicoterapia; Arte Educação e Música.

SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA:

A iniciativa Aldeia Arawikay está mapeada também como " EMPREENDIMENTO AUTOGESTIONÁRIO INFORMAL " dentro da Secretaria Nacional de Economia Solidária, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, fazendo parte do movimento natural ou organizado. Gera em seus programas sistemas de trocas diversas dentro dos conceitos de comércio justo, consumo consciente, banco de tempo e trocas de serviços.

VINCULOS COM ONGS, OSCIPS , UNIVERSIDADES, GRUPOS PRIVADOS E INICIATIVAS DIVERSAS:

Estes vínculos acontecem ocasionalmente em várias formas de parcerias ocasionalmente dentro de nossos projetos anuais ou integrantes destas entidades se aproximam inserindo-se em alguns de nossos programas. Estes eventos bimestrais ou trimestrais dentro de uma Agenda Móvel são divulgados no site, no blog, via e-mail ou Facebook ou se divulgam apenas dentro de grupos privados que entram em contato (grupos de estudo, de trabalho)

Estamos vinculados a ONGS e Instituições de proteção ambiental.



aldeia arawikay 2014