Convidamos a entrar na roda de “Guardião Espontâneo” compartilhando os cuidados
com o planeta através de uma proposta eco-cultural.



Ao tornar-se Guardião ou Guardiã de determinado setorda Aldeia Arawikay, você tem um espaço para aplicar ocuidado ecológico num canto natural que precisa. Também preserva mais um aspecto da biodiversidade da Mata Atlântica, bem como dos projetos eco- culturais voltados para a ecologia aplicada.

Entre nós, articuladores, e o campo experimental do local,podem se gerar aprendizagens, intercâmbios e vínculos construtivos.

Uma vez recebida sua contribuição e concluídos os trabalhos nas áreas escolhidas, poderão ser divulgados os nomes dos guardiões, indivíduos ou instituição e os resultados via site.

Toda participação simples ou de maior porte será
bem-vinda!



Como integrar a roda de "Guardião Espontâneo"


a) Pesquisando voluntariamente a flora e fauna (principalmente pássaros) num levantamento simples de
espécies (tarefa exclusiva para especialistas no assunto).

b) Doando uma quantia de mudas ou um valor espontâneo em dinheiro para compra das mesmas (podendo indicar seu destino) no que seja relativo a manejo e eco- sustentabilidade, como: reflorestamento de áreas de mata ciliar dos rios, captação de águas de vertentes, quebra-ventos, tratamento de solo, criação de cercas de limites, entre outros.

b.1 Escolhendo uma área verde onde você ou sua instituição possam sugerir o manejo e preservação de um corredor natural da Mata Atlântica. A administração da implantação do mini -projeto ou projeto maior é feita com determinadas orientações e participação da equipe Arawikay.

b.2 Contribuindo financeiramente com a instalação de energia solar e/ou sistema de energia alternativa através da roda d´água existente. Calefação entre outras.(Possível modelo para a região e peregrinos visitantes)

c) Fazendo com as próprias mãos o processo de manejo de um canto verde sob seu cuidado. O projeto é criado por um guardião ou grupo guardião num voluntariado de estudo ou experiência curto com orientações básicas da equipe Arawikay sobre a redondeza.

d) Oferecendo voluntariamente palestras ou conhecimentos específicos, dentro do perfil de eterminados eventos ou em determinadas áreas.

e) Fornecendo contatos ou indicando a Aldeia Arawikay para meios de comunicação, como forma de divulgação solidária. Colocando nossas páginas no seu site sempre que afim.

 

Contatos: arawikay@ecoaldeia.org ou (48) 8455-2813 / 9993-3491


aldeia arawikay 2008-2015