ANEL DAS ÁRVORES



PROPOSTA BÁSICA

1- Vizinhança Ecológica e Participativa: Este anel está sendo destinado ao desenvolvimento de uma vizinhança ecológica com pessoas voltadas a somar-se a um estilo de habitat em ecovila e com uma participação parcial mínima, média ou integral (opções) dentro de iniciativas de Aldeia Arawikay. Os mesmos conservarão sua moradia, terra e trabalhos externos privados e ao mesmo tempo poderão estar vinculados a Arawikay segundo acordos mútuos, numa interação em parcerias. Realizar um processo orgânico de aproximações, intercâmbio e boa vizinhança é a nossa intenção, bem como desenvolver potenciais.

2- Sistema de Anéis e Inserção Diferenciada em Programas: Com o tempo, os participantes poderão vincular-se também aos outros três anéis, passando a constituir novas formas de práticas, dinâmicas e parcerias específicas se for o caso. Podem também usufruir de experiências de maneira diferenciada em programas da agenda rural e urbana de Arawikay. No ciclo certo estará aberta uma inscrição após convite para ser parte da Equipe Arawikay para desenvolverem conjuntamente diversos projetos futuros se assim forem as necessidades mútuas.

3- Diversidade e Desenvolvimento de Talentos: Estamos buscando um espírito de engajamento eco-social na diversidade, entre famílias, grupos, indivíduos, profissionais ou amadores. Valorizamos talentos e vocações, principalmente na busca de uma visão de mundo que resulte em ações positivas. Por isto, podemos dizer que não é nosso propósito formar uma comunidade convencional nivelada em ações iguais e sim um encontro em diversidade, liberdade e responsabilidade ética ambientalista dentro de um espírito de preservar a vida e conviver próximos. O processo da ecovila/ecoaldeia se sustenta dentro do sentido espiritual da metáfora do seu nome. “Arawi:” CANÇÃO, “Kay”: SER. Aldeia “Canção do Ser” ou Aldeia “Canção dos Seres”.

4- Vínculos na Região: O projeto visa incluir outros participantes também com outros terrenos próximos na região, dentro ou fora do município, como parte do Anel Ecológico.

5- Círculo de Comunicação Orgânica: A maturidade destes processos todos é tecida gradativamente através desta metodologia de harmonização de grupo levando aos diálogos e ações com maior consenso e harmonia. Todos os participantes dos anéis, independente da profundidade de engajamento poderão participar deste círculo dando lugar a uma interação sustentável.

OBSERVAÇÕES: Para obter outras informações que não sejam as já especificadas nestas páginas é preciso fazer o cadastramento no site e seguir os passos que serão indicados. Valores não são informados por internet nem celular sem a apresentação pelo cadastro expressando com clareza seus interesses.



TERRENOS

1- Área: Iniciamos a divulgação de venda de um número limitado de terrenos de dois hectares (20.000 m²), a serem desmembrados da área total de Arawikay, com escritura pública definitiva.
OBS: As vendas são exclusivamente para somar parcerias, eco- educação, vizinhança ecológica e desenvolvimento humano com pessoas de nova vocação eco rural. Iniciativas ou moradias isoladas do contexto da proposta, bem como investimentos para revenda não são o perfil procurado.

2- Assinatura Acordo Ecológico: Na venda, um acordo ecológico sobre preservação ambiental deverá ser assinado, iniciando a partir daí o processo de construção e aproximação gradativa. As construções privadas deverão ser criadas com planejamento ecológico básico e mantendo o habitat circundante sem intervenção agressiva. Podemos orientar profissionais, técnicos e materiais e oferecer um apoio para o início.



USO DE ESTRUTURAS COMUNITÁRIAS

1- Espaços Oferecidos: Serão disponibilizadas algumas estruturas de uso comunitário, já existentes no local, na área de Arawikay a partir de prévios acordos de intercâmbios, compondo assim um novo cotidiano do Campus (chamado de Anel Apis).

2- Zelos na Privacidade e Espaços Comuns: O equilíbrio e respeito a uma não interferência no habitat privado de cada morador e o respeito ao habitat comunitário serão necessários, criando equilíbrio entre vida individual e ações grupais mantendo a harmonia da vida aldeã com seus costumes como uma atitude da mesma para os seus vizinhos.

3- Fomentamos a Vocação/ Missão/ e Projetos: Sejam da iniciativa Arawikay como de cada individuo participante e/ou morador próximo são oferecidos instrumentos e estrutura básica para o desenvolvimento de algum novo caminho.

Caso haja interesse poderá o participante novo passar a ser parte de um aspecto da Agenda fixa ou Agenda Móvel de Aldeia Arawikay desenvolvendo um novo projeto com visitantes ou ampliando os mesmos.



ATITUDE AMBIENTAL

1- Cultivos e Respeito às Leis Ambientais: É essencial este respeito bem como critérios óbvios de permacultura e manejo agroflorestal. Não é permitido o cultivo de pinus, eucalipto ou árvores não nativas para reflorestamento que alterem ou descaracterizem o eco-sistema natural. Variedades frutíferas e alimentares são bem vindas nos cultivos de cada morador, bem como a soma de produção em projetos que possam ser comuns no aspecto alimentar, de modo a gerar troca e complementação. Somos distribuidores de produtos ecológicos em pequena escala e pretendemos ampliar estes anos a produção.

2- Sem Produtos Tóxicos: Nenhuma utilização de produto tóxico na terra, águaou ar é permitida uma vez que as terras são certificadas ecologicamente. È uma condição essencial para a venda.

3- Preservação do Som Natural: O som natural do meio ambiente deverá ser em essência preservado, pois se caracteriza por ser o principal diferencial da região e do espírito e atividades de Arawikay. Evitamos o uso de música em alto volume. E possível o uso de máquinas elétricas de som mais alto quando necessário na construção e manutenção e com respeito a horários noturnos.

É importante que a entrada de carros de moradores unicamente seja permitida dentro da área particular. Há um local que poderá ser emprestado para estacionamento de visitantes.

4- Costumes na Alimentação: No Campus Arawikay a alimentação é ovo-lacto-vegetariana e vegana (quando solicitada). Procuramos também cuidar de um consumo ético geral e com simplicidade. Incentivamos a estas práticas saudáveis. Solicitamos a não interferência nestes costumes dentro do Campus e proposta do mesmo.

5- Trato aos Animais: Nas terras destinadas não é permitida a confinação de animais e sacrifício dos mesmos. Condição essencial.

6- Animais Domésticos: A presença de animais que caçam e/ou de grande porte não será possível, em função da preservação das áreas de cultivos próximas e manutenção do corredor ecológico das espécies de animais silvestres . Às áreas abertas não comportam a criação de gado o cavalos. Salvo um animal com manejo.

Os poucos animais já existentes de Arawikay são dóceis e treinados para o convívio. Também são parte do sistema educativo nas práticas ecológicas dentro de uma concepção permacultural. Os mesmos podem ser amados, cuidados e ficarem próximos do habitat dos novos moradores ou podem ser mantidos à distância, se estes assim o desejarem.

7- Cercas Vivas: Se for necessário aos novos moradores próximos o uso de cercas solicitamos sejam as mesmas cervas vivas compondo a paisagem natural. Evitamos muros de construção.

8- Evitamos Estimulantes: Não estimulamos e permitimos no local e enquanto parceiros vinculados o uso de ervas, medicamentos ou tóxicos que alteram a consciência, bem como todo elemento de ingestão proibida por lei. Evitamos os excessos em geral, promovendo o espaço de harmonia entre próximos. Sejam bem vindos os florais e medicinas alternativas.

9- Dinâmicas no Campus: As dinâmicas catárticas ou de medicina indígena (que alteram a consciência) ainda que respeitado o contexto em que as mesmas podem se dar, não são nossas praticas na linha de Arawikay.

10- Costumes Locais e da Região: O nudismo não é permitido, uma vez que não faz parte da cultura dos agricultores e moradores da região. Procuramos nutrir relações saudáveis e amistosas com os vizinhos e suas crianças. O respeito aos costumes locais contribui também para a conservação da segurança na área e uma postura social no entorno.



PERFIS PARA POSSÍVEIS PARCERIAS ENTRE MORADORES DO ANEL DAS ÁRVORES

- Trabalhar no amadurecimento do espírito de uma ecovila brasileira iniciada a partir do engajamento entre iniciativas nacionais e realidades sócio/econômicas nacionais de diversos setores.

- Ter como prioridade a aprendizagem e prática do desenvolvimento eco sustentável.

- Disponibilidade para futura constituição de uma entidade ambiental para fins de estudos científicos e/ eco formação, eco turismo engajado e/ou RPPN (Reserva Privada de Preservação Natural), etc.com sede em um terreno disponível.

- Ampliação de variedade de espécies alimentares na área rural para sustentabilidade local.

- Desenvolvimento de projetos produtivos para comercialização de produtos do campo.

- Artesanato sustentável: Ampliação do desenvolvimento e design de produtos artesanais ecológicos (objetos utilitários, alimentos, vestimenta, artes)



PERFIS DOS NOVOS MORADORES PARA A COMPRA DE TERRENOS

- Idade e condições físicas saudáveis (uma vez que as áreas são com desníveis e de geografia variada). A vida de campo ecológica requisita adaptação de hábitos e padrões.

- Intenção de construção e moradia em curto prazo. Planejamento ecológico no processo de construção.

- Independência financeira: Suficiente para uma moradia básica como possíveis recursos para início de mini-projetos ou sustentação no início. Não recomendamos o início de um processo sustentável de moradia no campo se não houver condições, experiência prática e contatos de trabalho externo ou que possam ser realizados no momento da moradia.

- Como iniciativa não contratamos participantes. As parcerias são soma de forças e de intercâmbios. O ingresso financeiro que possa vir de projetos de plantações ou outros projetos educativos, ecológicos e de desenvolvimento humano poderão ser acrescentados ou procurados conjuntamente passando a aplicá-los nas áreas urbanas ou rurais. Também poderão ser apoiados projetos individuais quando inseridos no contexto.

- Tempo certo: Ter nesta etapa da sua vida uma busca real relacionada a algum dos perfis para integrar o Anel Ecológico.

- Destinado a habitat e interação. A procura do terreno para incorporar-se ao projeto e não para investimentos e revenda.